Feliz Natal!
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Caminhada do Advento - III e IV Semanas/Festa de Natal
Feliz Natal!
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Missa do Compromisso Apostólico de todos os membros dos diversos grupos de pastoral da Paróquia

Seguidamente, o Pe Manuel João chamou todos os grupos, que, de algum modo, estão envolvidos na Paróquia, ao altar. Levantaram-se bastantes pessoas e estas renovaram o seu compromisso de continuar a ajudar de alguma forma a comunidade. Foi um momento muito bonito ver todas as pessoas em cima do altar! Contudo, quando olhámos para as pessoas que não subiram vimos que muitas, muitas mais poderiam ajudar e que as pessoas que estavam no altar eram bastantes mas poucas relativamente às pessoas que ficaram nos lugares. Quero dizer com isto que não podemos conformarmos e ficarmos nos nossos lugares, temos de nos mexer, de nos envolver na comunidade, de ajudar! Seria tão bom ver a comunidade unida e a mexer-se!
Foi uma missa bastante bonita em que se sentiu o espírito de comunidade.
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Caminhada do Advento - I e II Semanas
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Leiria-Fátima venceu o Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem
http://sdpjleiria.blogspot.com/2008/12/leiria-ftima-venceu-o-festival-nacional.html
Parabéns também a diocese de Aveiro que ficou com o segundo lugar!
A nossa Ana e a Vanessa apesar de não terem ganho um lugar no pódio não fizeram má figura! Cantaram muito bem e a música "A onda e o mar" era muito animada e bonita! Tens de nos ensinar a canção, Ana!!
domingo, 30 de novembro de 2008
Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem
sábado, 29 de novembro de 2008
Dar mais do que tens...
Primeiro, leu-se uma pequena oração, transcrita de seguida.
Hoje deves parar.
Talvez o mundo já corra demais.
Hoje deves ouvir.
Talvez interesse a opinião dos outros.
Hoje deves olhar.
Talvez haja alguma novidade fora de ti.
Hoje deves dar.
Talvez o que te sobra falte a alguém.
Hoje deves falar.
Talvez tenhas alguma boa nova a dizer.
Hoje deves rezar.
Talvez tenhas necessidade de um Pai.
Hoje deves pensar.
Talvez te seja útil um auto-retrato.
Hoje deves cantar.
Talvez a alegria te encurte o caminho.
Hoje deves começar.
Talvez amanhã seja tarde.
(Manuel Rito Dias, OFMCap)
Posto isto, pediu-se aos elementos do grupo para participarem em dois pequenos jogos: "Campo Minado" e "Desatando Nós".
De seguida, leu-se a Parábola dos Talentos do apóstolo S. Mateus.
O grupo pôde então reflectir acerca dos dois jogos realizados e sobre a leitura da parábola. O grupo só conseguiu atravessar o campo minado (primeiro jogo) quando aprendeu com as suas próprias experiências. Cada vez que um elemento pisava numa mina (um obstáculo no nosso percurso) tinha de recomeçar do zero. O elemento que jogava de seguida aprendia com o erro do primeiro e já não voltava a pisar a mina. O grupo só conseguiu descobrir o percurso não minado porque trabalhou em equipa. O sucesso do grupo dependeu do sucesso de cada pessoa e o sucesso de cada pessoa dependeu do apoio que cada uma recebeu do grupo. Se toda a gente colaborar os nós são desatados, os obstáculos vencidos (segundo jogo).
Em relação à parábola dos talentos, o grupo concluiu que se deve dar sempre mais do que aquilo que se recebe. Quem recebeu dois talentos colheu quatro; quem recebeu cinco talentos, colheu dez; quem guardou o seu talento e não o repartiu com ninguém ficou sem nada.
A Daniela deixou, então, a questão: "Quais são os talentos que nós possuímos e que podemos dar ao grupo?"
Para responder a esta questão e a outras, formaram-se dois grupos de trabalho. Foi-lhes pedido que desenhassem pés, mãos, corações e lâmpadas. Os pés simbolizam o nosso percurso; as mãos simbolizam o que podemos dar ao grupo, os nossos talentos; os corações representam os sentimentos existentes no grupo e, por fim, as ideias que podemos por em prática este ano ficaram expressas nas lâmpadas.
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Casamento em dose dupla
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Peregrinação Franciscana 2008
De seguida, o frei (já não me lembro do nome dele) pediu para todos os jovens que foram ao "Dizer em Leiria"subirem ao palco. Sentámo-nos e, qual não foi a nossa surpresa, passaram no ecrã uma reportagem que deu na RTP2 sobre a actividade! Ainda conseguimos ver a Anabel :D
O grupo de Varatojo ainda fez uma pequena actuação na qual dançaram ao som de algumas músicas.
Posto isto, foi a vez de ouvirmos de novo um diálogo entre Frei Leão e São Francisco de Assis em que este último diz, entre outras coisas, que "Deus é como um copo de água fresca".
Ao fim da tarde dirigimo-nos para Igreja da Santíssima Trindade. Para alguns de nós, foi a primeira vez que entramos na nova igreja e ficamos extasiados com a beleza da construção. O painel do altar era magnífico assim como a figura de Jesus suspensa em frente ao painel.
A Peregrinação Franciscana terminou no Domingo, depois de assistirmos à eucaristia.
E pronto...para o ano há mais!
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Festival Franciscano da Canção - "Dizer em Leiria"
Durante a tarde, como dissemos anteriormente, preparámo-nos para esse grande acontecimento que era ter-nos em cima de um palco... :D
Quando caiu a noite e o grupos anteriores ao nosso actuaram algum nervosismo se acumulou mas tudo passou quando subimos ao palco...
Foi uma sensação incrível ouvir as palmas e saber que não demos barraca :D
A música e letra foram feitas por nós, num trabalho de grupo em que nos empenhámos em proporcionar um bom momento a nós e ao público. Acima de tudo, queríamos que a música nos agradasse e agradou...
Apesar disso, e com todo o mérito, a melhor música, interpretação e canção foi destinada à música "Ter o céu no coração" do grupo Monte Alverne, de Vila Nova de Gaia. A música era muito bonita e o intérprete cantava maravilhosamente bem...
E nós?...perguntam vocês...nós também ganhamos um prémio :D O de MELHOR LETRA! Ficamos muito felizes por termos ganho esse prémio em especial porque dedicámos bastantes horas na elaboração da letra. Queríamos que ela falasse de Francisco, do seu ideal e de como nos inspira ainda nos dias do hoje.
Aqui fica a letra vencedora :D
Mudar no tempo
Abraço um hoje perfeito
Sou pedra por ti transformada
Que no tempo se afirma
De origem renovada.
Desistindo da minha espada
Tua paz e amor conheci
Na perfeita alegria,
Aqui estou, renovado por ti.
Quero mudar no tempo
Nos teus passos quero caminhar
És a força dos meus gestos
Que me faz...acreditar!
Tu que amaste a Natureza
Teu ideal continuas a plantar
Na minha simplicidade
Sou terra pronta a semear.
Tu que és exemplo de vida
A verdade que para mim escolhi
Na perfeita alegria,
Aqui estou, renovado por ti.
Quero mudar no tempo,
Nos teus passos quero caminhar,
És a força dos meus gestos,
Que me faz...acreditar!
Vou pelo mundo, vou-te seguir
Vou amar, vou-me entregar...
Quero mudar no tempo,
Nos teus passos quero caminhar,
És a força dos meus gestos
Que me faz...acreditar!
Será que vamos ficar por esta participação em festivais? Quem sabe...
No domingo, assistimos à Eucaristia que foi presidida pelo Sr. Pe Víctor Milícias. O mais bonito nesta celebração foi a mensagem final do Frei Moisés (um frei todo para a frentex :D). No altar foram chegando biscoitos com a forma do Tau e o Frei Moisés referiu que queria que nós (os jovens) saíssemos deste encontro com a certeza de que "Deus é doce"!
Não se esqueçam disso...Deus é doce (como aquele biscoitinho em forma de Tau)!
"Dizer em Leiria - A Alegria de ser Franciscano"
“Queremos dizer em Leiria, com «espírito renovado e alegre», que é possível viver na cidade com espírito de solidariedade, prestando particular atenção aos múltiplos problemas que afectam a nossa juventude”.
Por outro lado esta acção visa proporcionar aos jovens franciscanos, e àqueles que queiram conhecer o carisma franciscano, um espaço de conhecimento (entre jovens, movimentos e grupos franciscanos), de partilha de fé, de reflexão e de oração, e ainda, conhecer e divulgar a presença histórica e actual do franciscanismo na cidade de Leiria." (Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia.asp?noticiaid=64066)
Foi nos dias 19, 20 e 21 de Setembro que se realizou o "Dizer em Leiria", uma actividade que juntou franciscanos de vários cantos do país e até de Espanha. A JuFra de Aveiro também colocou lá o seu pezinho e reforçou o lema da actividade "a alegria de ser franciscano". Da parte da manhã, orámos e a Irmã Maria Amélia Costa ensinou-nos e cantou connosco alguns cânticos.
Ao meio da tarde, ainda nos encontámos com o bispo de Leiria/Fátima que nos pareceu muito simpático e acessível e que demonstrou que estava bastante contente e emocionado com a alegria dos jovens. Gostámos muito do gesto que teve, ao colocar a nossa mochila de peregrino às costas :D
terça-feira, 30 de setembro de 2008
O regresso depois das férias
quinta-feira, 31 de julho de 2008
quarta-feira, 23 de julho de 2008
O Cântico das Criaturas

Altíssimo, omnipotente, bom Senhor, a ti o louvor, a glória, a honra e toda a benção.
A ti só, Altíssimo, se hão-de prestar e nenhum homem é digno de te nomear.
Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o meu senhor irmão Sol, o qual faz o dia e por ele nos alumia.
E ele é belo e radiante, com grande esplendor: de ti, Altíssimo, nos dá ele a imagem.
Louvado seas, meu Senhor, pela irmã lua e as estrelas: no céu as acendeste, claras e preciosas, e belas.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento e pelo ar, e nuvens, e sereno, e todo o tempo, por quem dás às tuas criaturas o sustento.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, que é tão útil, e humilde, e preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo, pelo qual alumias a noite, e ele é belo, e jucundo, e robusto e forte.
Louvado sejas, meu Senho, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa, e produz variaos frutos, com flores coloridas, e verduras.
Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles que perdoam por teu amor e suportam enfermidads e tribulações.
Bem-aventurados aqueles que as suporam em paz, pois por ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a morte corporal, à qual nenuhum homem vivente pode escapar.
Ai daqueles que morrem em pecado mortal! Bem-aventurados aqueles que cumpriram tua santíssima vontade, porque a segunda morte nao lhes fará mal.
Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças e sevi-o com grande humildade.
quinta-feira, 3 de julho de 2008
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Cruz de São Damião

quinta-feira, 12 de junho de 2008
Dia da Comunidade da Paróquia da Glória
A JuFra a tentar distrair o Pe Manuel João dos seus afazeres culinários!
Alguns dos nossos trabalhos artísticos!
No final do dia, mais propriamente às 17h, celebrou-se a eucaristia. Pela primeira vez, celebrou-se à tarde e penso que deveria ser assim nos próximos anos! Neste ano convivemos com os membros da nossa comunidade e isso foi muito bom! Foi um dia muito bem passado!