terça-feira, 7 de outubro de 2008

"Dizer em Leiria - A Alegria de ser Franciscano"

"Na celebração dos 800 anos do início da Ordem Franciscana, a Equipa de Pastoral Juvenil Vocacional da OFM e a Juventude Franciscana deseja «Dizer em Leiria» o que é e como procuram viver hoje o seu carisma, tão rico de sentido na construção da cidade, na protecção do ambiente, no respeito pela criação e integridade cívica, moral e ecológica.

“Queremos dizer em Leiria, com «espírito renovado e alegre», que é possível viver na cidade com espírito de solidariedade, prestando particular atenção aos múltiplos problemas que afectam a nossa juventude”.

Por outro lado esta acção visa proporcionar aos jovens franciscanos, e àqueles que queiram conhecer o carisma franciscano, um espaço de conhecimento (entre jovens, movimentos e grupos franciscanos), de partilha de fé, de reflexão e de oração, e ainda, conhecer e divulgar a presença histórica e actual do franciscanismo na cidade de Leiria." (Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia.asp?noticiaid=64066)

Foi nos dias 19, 20 e 21 de Setembro que se realizou o "Dizer em Leiria", uma actividade que juntou franciscanos de vários cantos do país e até de Espanha. A JuFra de Aveiro também colocou lá o seu pezinho e reforçou o lema da actividade "a alegria de ser franciscano". Da parte da manhã, orámos e a Irmã Maria Amélia Costa ensinou-nos e cantou connosco alguns cânticos.De seguida, tendo como base o Cântico das Criaturas de S. Francisco, alguns grupos do país animaram as ruas de Leiria. Ao nosso grupo ficou destinada a animação do "irmão fogo".



Da parte da tarde, os grupos participaram em vários workshops como dança complemplativa, pintura facial, entre outros. Contudo, o nosso grupo não pode participar em nenhum destes workshops porque estava preocupado com o que viria à noite...o Festival Franciscano da Canção. Foi a primeira vez que participámos num festival e como tal à tarde treinamos e treinamos e treinamos...

Ao meio da tarde, ainda nos encontámos com o bispo de Leiria/Fátima que nos pareceu muito simpático e acessível e que demonstrou que estava bastante contente e emocionado com a alegria dos jovens. Gostámos muito do gesto que teve, ao colocar a nossa mochila de peregrino às costas :D
Aguardem ansiosamente o próximo post em que contaremos como correu a nossa primeira participação num festival da canção...e o final do "Dizer em Leiria".

2 comentários:

Anónimo disse...

esta foi uma actividade diferente e em que todos nos empenhámos da melhor forma;) gostei especialmente do facto dos vários grupos estarem envolvidos na própria organização das actividades! é uma experiência a repetir!! e pra quando um dizer em aveiro? ehehe vamos torcer por isso...

Joana disse...

Que bonitas, as labaredazinhas de fogo! eheheh Nem a chuva nos apagou :)