segunda-feira, 23 de junho de 2008

Cruz de São Damião


A Cruz de São Damião anda a percorrer as igrejas do País! Nestes dias tem estado na Igreja de Santo António e como tem um grande significado para os franciscanos, todos deveriam ir lá fazer uma pequena oração. Para os que não puderem aqui fica uma passagem das Fontes Franciscanas relativamente ao crucifixo para orarem e reflectirem.

"Já inteiramente transformado em seu coração, e muito próximo de o estar igualmente quanto à maneira de viver, calhou de passar um dia perto da igreja de São Damião, quase em ruína e de todos abandonada. Conduzido pelo Espírito, entra nela para orar, prosta-se devoto e suplicante aos pés do Crucifixo, e sente-se tocado de modo extraordinário pela graça divina, que o torna completamente diferente do que era momentos antes. E, estando ainda profundamente emocionado, vê de repente - inaudito milagre! - a imagem pintada de Cristo crucificado despregar os lábios e falar-lhe, chamando-o pelo próprio nome: «Francisco, vai e repara a minha casa que, como vês, está quase em ruína»."

Reza agora a oração de Francisco diante do Crucifixo de São Damião:

"Ó glorioso Deus altíssimo, ilumina as trevas do meu coração, concede-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Mostra, Senhor, o (recto) sentido e conhecimento, a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabas de dar-me. Ámen."



Sem comentários: