segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Caminhada do Advento - I e II Semanas

Ontem à noite, a JuFra reuniu-se para começar a fazer a Caminhada de Preparação para o Advento proposta pelo SDPJV de Aveiro. Cada semana do Advento está representada por uma cor e por um valor. Na primeira semana a cor presente era o azul e o valor associado era o Encontro; na segunda semana (que decorre agora) a cor é o vermelho e o valor é a Solidariedade. Ou seja, na primeira semana o tema era mais orientado para a relação connosco e nesta segunda semana volta-se mais para a relação com os outros.

Como estávamos atrasados uma semana, achámos bem fazermos também as orações referentes à primeira semana. Acendeu-se, então, a primeira vela e leu-se um pequeno conto como ponto de partida para reflectir sobre o valor da semana passada: o Encontro.
"Um jovem desejava encontrar-se com Deus. Um dia, ouviu no seu íntimo um convite: - Vai ao entardecer ao alto da montanha e eu, Deus, aí estarei. Logo pela manhã muito cedo, pôs-se a caminho pois o trajecto era longo. Ao passar por um vale, viu vários camponeses a apagar um fogo. Ao verem o jovem, suplicaram-lhe:
- Vem ajudar-nos a apagar o incêndio. Ele está a aumentar cafa vez mais e pode queimar-nos as casas.
O jovem respondeu:
- Não possso. Tenho um encontro marcado com Deus e quero ser pontual. E continuou o seu caminho, insensível aos provlemas das pessoas que ia encontrando no seu caminho.
Depois de árdua súbida, chegou ao cima da montanha. Ansioso, esperou, olhando para todas as direcções. Estava na hora do entardecer e Deus não aparecia em parte nenhuma. Finalmente, descobriu, visível sobre uma rocha, um papel onde estava escrito:
«Desculpa-me. Estou ocupado a ajudar os que apagam o incêndio»".

O grupo reflectiu acerca do conto e chegou a algumas conclusões. Muitas vezes não precisamos de ir ao encontro de Deus pois Deus vem ao nosso encontro. O jovem do conto não "viu" que Deus tinha ido ao seu encontro quando lhe foi pedida ajuda para apagar o incêndio. Não conseguiu encontrar Deus na voz do homem que pedia socorro, mas Ele estava lá. Também nós temos de estar atentos: primeiro encontrando-nos connosco e depois com os outros. Quando o fizermos também nos encontraremos com Deus!

De seguida, realizou-se o mesmo procedimento para a II Semana do Advento, que se vive agora. Acendeu-se a segunda vela, ouviu-se uma passagem da bíblia e reflictiu-se acerca do tema: Solidariedade.
Cada pessoa recebeu uma fita azul onde estava escrito "Encontro" e outra vermelha com a palavra "Solidariedade". Colocaram-se as fitas nos pulsos para nos acompanharem nestas semanas de preparação para o Advento.

No final, ainda se embelezou a sala com uma árvore de Natal decorada com estrelinhas reutilizadas. Cada estrelinha tem uma frase alusiva à época que estamos a viver.

3 comentários:

Anónimo disse...

A nossa árvore de Natal é muito especial pois nao tem bolas e fitas compradas numa loja como temos nas nossas casas.É uma árvore ecológica, original e com valor sentimental;)

Joana disse...

E assim vamos fazendo a nossa caminhada de Advento, para estarmos prontos para a chegada do Natal! :)

Bel disse...

O céu tem tantas estrelas que decidiu partilhar algumas com a Jufra. O resultado esta a vista!! :)