terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Missa do Compromisso Apostólico de todos os membros dos diversos grupos de pastoral da Paróquia

Ontem, dia 8 de Dezembro, às 19h, realizou-se uma missa em honra da Padroeira de Portugal, Imaculada da Conceição. Ouviram-se leituras muito bonitas: a primeira falava de Eva pois dizem que Maria é a segunda Eva. Na segunda leitura, pudemos ouvir a passagem referente à anunciação do anjo a Maria, dizendo que iria conceber um filho sem pecado.

Esta missa também teve como objectivo renovar o Compromisso Apostólico de todos os membros dos diversos grupos de pastoral da Paróquia. Por isso, depois da homilia, o Pe Manuel João pediu a uma pessoa da pastoral Paroquial, a Teresa, para dar uma palavra às pessoas. A Teresa falou da necessidade de todos ajudarmos as pessoas da nossa comunidade, seja dando roupa, visitando os doentes e/ou idosos ou apenas alertando para os problemas que poderão existir na sua rua: pessoas com fome, com frio, sofrendo de maus tratos, entre outros. Não podemos ignorar os outros! Se hoje não precisamos de ajuda devemos oferecê-la a quem precisa. Somos muito mais felizes quando damos do que quando recebemos!

Seguidamente, o Pe Manuel João chamou todos os grupos, que, de algum modo, estão envolvidos na Paróquia, ao altar. Levantaram-se bastantes pessoas e estas renovaram o seu compromisso de continuar a ajudar de alguma forma a comunidade. Foi um momento muito bonito ver todas as pessoas em cima do altar! Contudo, quando olhámos para as pessoas que não subiram vimos que muitas, muitas mais poderiam ajudar e que as pessoas que estavam no altar eram bastantes mas poucas relativamente às pessoas que ficaram nos lugares. Quero dizer com isto que não podemos conformarmos e ficarmos nos nossos lugares, temos de nos mexer, de nos envolver na comunidade, de ajudar! Seria tão bom ver a comunidade unida e a mexer-se!

Foi uma missa bastante bonita em que se sentiu o espírito de comunidade.

1 comentário:

Joana disse...

O nosso símbolo é o maior de todos! Eheheheh

(É pesado!)

Agora, é importante que renovemos o nosso compromisso dia-a-dia...