sábado, 29 de março de 2008

Retiro Nacional em Leiria


Nos dias 29 de Fevereiro, 1 e 2 de Março foi o Retiro da Jufra em Leiria. Alguns de nós participaram e gostaram! Os temas centrais do retiro foram sobre "Vocação Franciscana" , "Vocação Missionária", "Vocação Cristã" e "Vocação Humana".

Uma das actividades de Sábado caracterizava-se por identificarmos algumas músicas e os seus autores. De seguida, fomos para o exterior para escutarmos e identificarmos os sons que nos rodeavam. Este exercício tinha como finalidade reflectir sobre a diferença entre "ouvir" e "escutar", como nos foi dito depois.

Tivemos ainda tempo para um momento de reflexão individual sobre algumas questões apresentadas durante a exposição do tema do retiro.

Deixamos, igualmente, algumas das questões para reflectirem...

Vocação Franciscana - Porque quero ser fransciscano(a)?

Vocação Missionária - Qual a minha missão no mundo?

Vocação Cristã - Porque sou cristão?

Vocação Humana - Quem sou eu?

2 comentários:

Joana disse...

Vou reflectir sobre isso, então... ;)
***

Anónimo disse...

Como sempre, o retiro nacional da jufra é para mim um momento priveligiado para reflectir sobre a minha forma de estar no mundo como cristã e como franciscana... este retiro foi mt especial, gostei muito da forma como foi orientado e acho k o frei moisés tem um dom especial para falar com os jovens... gostei muito de perceber como vivem os aspirantes a sua fé e partilhar experiências com todas as fraternidades da jufra de portugal! Enfim, foi um ESPECTÁCULO!