sexta-feira, 21 de março de 2008

O que é o Tau?

Há certos sinais que revelam uma escolha de vida. O Tau é um símbolo antigo, misterioso e vital. Representa, entre muitas coisas, horizontalidade e verticalidade! As duas linhas: Céu e Terra! São Francisco de Assis não criou este símbolo, mas usando-o, imortalizou-o.


Na Bíblia é usado para assinalar. O Tau é selo de Deus; significa estar sob o domínio do Senhor, é a garantia de ser reconhecido por Ele e ter a sua protecção.


O Tau também tem um sentido extra-bíblico, bastante divulgado na Idade Média: perfeição, meta, finalidade última, santo propósito, vitória, ponto de equilíbrio entre forças contrárias.


São Franscisco viveu numa época em que o Tau estava carregado de grande riqueza simbólica. Assumiu para si este símbolo como sinal da sua conversão e da dura batalha que travou para vencer-se. Não tão fácil para o jovem renunciar o seu sonho de ser cavaleiro para chegar ao despojamento de tudo.


O Tau fransciscano é Verdade, Palavra, Luz, Poder e Força da mente direccionada para um grande bem. É eliminar o erro, a mentira e todos os elementos discordantes que negam a Paz.


Normalmente, o Tau é pendurado ao pescoço por um cordão com três nós. O cordão significa o elo que une a nossa forma de vida. Os três nós significam: obediência, pobreza e pureza de coração.


Usar o Tau é lembrar o Senhor!

1 comentário:

Anónimo disse...

o tau é um simbolo franciscano mt bonito e que temos o privilégio de usar, nomeadamente quando fazemos o compromisso na jufra. simboliza para mim um passo mt importante que dei na minha caminhada como cristã, franciscana e como pessoa. nao o devemos usar de forma exibicionista, mas sim como simbolo de fé e de modo de vida...