quinta-feira, 31 de março de 2011

Retiro espiritual - Cristo Rei

No fim-de-semana passado (25-27 de Março), a JuFra (OFS e FFP) esteve em retiro no Cristo Rei, em Almada. A escolha do sítio não poderia ter sido melhor. O ambiente transmitia muita serenidade, que era o que nós precisávamos para acalmar da loucura do nosso dia-a-dia. O tema do retiro foi "I am" e reflectimos essencialmente acerca do que é mais importante no mundo: o amor (por nós, pelos outros, por Deus).
Aqui foram os nossos aposentos dentro do recinto do Cristo Rei. Antes de adormecermos na sexta-feira, recebemos uma carta "De alguém que nos Ama com Amor Eterno". Deus dizia-nos:
"Boa noite. Eu, o Senhor Teu Deus, desejo falar-te a sós. Pensas que me amas? Então tenho uma palavra a dizer-te: A ti, que buscas a realização do sentido e preenchimento da tua vida, Eu, o Senhor Teu Deus, digo-te: Dá-me espaço, pois ninguém te pode preencher além de Mim. Dá espaço, para Eu crescer em ti.
(...)
A ti, que andas freneticamente ocupado com mil e uma actividades, Eu, o Senhor Teu Deus, digo-te: Pára em mim e saboreia a comunhão de amor que o meu Filho te deixou. Saboreia a minha vida em Ti!

Pensas que amas o teu próximo? Então tenho um pedido a fazer-te: A ti, que sentes que o teu umbigo é o centro do mundo, Eu o Senhor Teu Deus, peço-te: Agradece o esforço de tantos que permitem que tu sejam quem és. Agradece-lhes.
(...)
A ti, que ofendes a dignidade e integridade do teu semelhante, Eu o Senhor Teu Deus, peço-te: Dignifica o teu amor, sendo fiel nas tuas relações e compromissos. Dignifica o teu amor.
(...)
Ainda continuas a pensar que amas a Mim, Teu Deus, e ao teu próximo? A tua vida está a fazer-te duvidar? Então começa por acreditar em Mim. Sim...Eu amo-te com um amor eterno! Acreditas mesmo que te amo?" O programa do retiro estava dividido em dez mandamentos:
1.º Não cedas à tentação de ficar a dormir até mais tarde;
2.º Tomarás um bom pequeno-almoço;
3.º Louvarás o Senhor teu Deus, pela manhã;
4.º Escutarás e verás os mandamentos;
5.º Falarás dos mandamentos;
6.º Alimentarás o teu corpo em silêncio;
7.º Reflectirás sobre as imagens de Deus;
8.º Reflectirás no mandamento do amor;
9.º Alimentarás o teu corpo entre irmãos;
10.º Terás um encontro com Alguém muito especial.


Durante a oração da manhã de sábado fomos convidados a deixar-nos transfigurar.
"Ao amanhecer na Tua presença, Senhor, como Pedro, podemos repetir: que bom, Senhor, estar contigo. A tua presença nos transfigura. (...) Faz-nos sair de nós para nos deixarmos encontrar por Ti na montanha da vida de todos os dias!"




A vista sobre Lisboa era maravilhosa. Que bom termos estado naquele local.




A celebração da Eucaristia foi um dos momentos altos do retiro. Tivemos a possiblidade de subir ao alto do Cristo Rei e celebrar a eucaristia na capela que existe lá no cimo. Estávamos literalmente aos pés de Jesus Cristo. No final, ficámos com a mensagem de que também nós, tal como Moisés, devemos ser "alpinistas de Deus".
"O verdadeiro alpinista escala montanhas por uma exigência interior. Sente em si o desejo das alturas, o desafio da luz, a embriaguez de horizontes ilimitados. (...) Não vaciles. Dá o primeiro passo. Atreve-te a subir" e a ser...

...Alpinista de Deus!

Sem comentários: